Textos de: "Américo Nunes"

Nº 342 - Mai/Jun 2016

1886-2016 - O 1.º de Maio e a actualidade dos três oitos (8h+8h+8h)

A luta dos operários norte-americanos que deu origem à violenta repressão policial que provocou os trágicos acontecimentos de Chicago, no dia 1.º de Maio de 1886, teve como objectivo a redução dos limites diários e semanais do horário de trabalho e alcançar os históricos três oitos – 8 horas de trabalho diário, 8 horas para estudo, lazer, convívio familiar e social, e 8 horas para dormir –, bem como o combate à exploração capitalista.

Nº 328 - Jan/Fev 2014

O 18 de Janeiro foi há 80 anos - Homenageemos os seus heróis

A Greve Geral de 18 de Janeiro de 1934 foi há 80 anos. 1933 havia sido o ano da fascização institucionalizada por uma Constituição plebiscitada, em que as abstenções foram tidas como voto sim, após sete anos de ditadura militar que desde 28 de Maio de 1926 governava Portugal. Nesse ano, Salazar introduziu em Portugal o regime fascista, concebido em Itália por Mussolini, como meio para travar a luta da classe operária, baseado numa concepção anti-parlamentar e anti-partidos, da qual voltam hoje a proliferar adeptos em Portugal e por esse mundo fora, como podemos verificar no nosso dia-a-dia. O fascismo admitia apenas um partido, o seu. No caso português, a União Nacional.

Nº 320 - Set/Out 2012

A relação sindicatos/partidos e a independência e autonomia sindical - A actualidade de Marx (III)

Vimos há pouco tempo na TV João Proença, da UGT, com a boçalidade de um anticomunista primário estampada no rosto, afirmar, como quem faz uma acusação torpe: a CGTP-IN é uma célula do PCP. É caso para se dizer que se esqueceu de olhar para o espelho antes de abrir a boca para alimentar a onda reaccionária que se intensificou, de forma orquestrada, após o último Congresso da grande central histórica dos trabalhadores portugueses, com o intuito de impor na opinião pública a falsa equação, CGTP-IN igual a PCP.

Nº 316 - Jan/Fev 2012

A questão do horário de trabalho - A actualidade de Marx

No VIII capítulo de O Capital – o dia de trabalho – Marx trata exaustivamente a questão da jornada de trabalho diário, a luta dos trabalhadores pela sua limitação, a evolução histórica dessa luta, e os seus resultados, até à reivindicação universal dos três 8x8X8 pela Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), em 1866. Oito horas de trabalho diário, oito para lazer, convívio familiar e cultura, e oito para dormir e descansar.

Nº 288 - Mai/Jun 2007

A Batalha foi brutalmente encerrada há 80 anos

O número um de A Batalha, o mais importante jornal operário e sindical da Primeira República, apesar da sua natureza anarquista, viu a luz do dia em 23 de Fevereiro de 1919. E o último saiu no dia 26 de Maio de 1927, exactamente um ano após o golpe militar e da implantação da Ditadura, que caminhava aceleradamente para a fascização do regime político em Portugal.

Nº 282 - Mai/Jun 2006

120 anos depois a actualidade do 1.º de Maio

Passados 120 anos sobre as grandes greves e acções de massas do operariado norte-americano pela redução da jornada de trabalho, que vieram dar origem à fixação do 1.º de Maio como Dia Internacional do Trabalhador, na sua essência, os problemas, os objectivos reivindicativos, os ideais e os valores que então estiveram presentes na luta, embora em contexto político, social e económico profundamente modificado, mantêm-se plenos de actualidade.